Diretrizes do Canal

16/08/2015 10:57
ORIGEM
 
A ideia do Canal nasceu durante um curso para Distribuidores em janeiro de 2010. Depois se estendeu às Secretarias e demais setores/funções.
 
CONCEITO
 
O Canal consiste basicamente num mural de perguntas e respostas, oferecendo em segundo plano atalhos para normas, artigos, arquivos e outros materiais de interesse para nosso trabalho.
 
É muito útil como suporte entre servidores, para tirar dúvidas com colegas de outras comarcas sobre nossas rotinas de trabalho. Serve também como meio capacitação permanente, em complemento aos raros e disputados cursos que o Tribunal oferece.
 
A fórmula é simples: quem tem alguma dúvida, deixa sua pergunta. Quem sabe a resposta, ajuda o colega.
 
As perguntas mais frequentes no mural são arquivadas numa lista de artigos, que criei usando a ferramenta de grupos de discussão do Google:
 
 
Deste modo, temos uma ferramenta de suporte entre usuários para sanar as dúvidas que nos assaltam diariamente em nosso trabalho, criando um ambiente de capacitação permanente, cuja atividade vai formando uma base de conhecimento a partir das dúvidas recorrentes.
 
Evitamos criar um mural específico para cada cargo/função ou setor/lotação, pois certamente não haveria um monitor para cada um deles. Preferimos criar um mural geral, com formulário aberto, onde as perguntas podem ser feitas, lidas e respondidas por todos, aumentando a visibilidade e estimulando a participação.
 
Se a necessidade de murais específicos vier a surgir naturalmente, pelo nível de participação de determinado setor/função, aí sim a ferramenta se tornará viável. Até lá, é mais produtivo iniciar as discussões no mural geral e acompanhar nele o desenvolvimento dos tópicos.
 
O conceito de suporte entre usuários é aplicado há tempos por empresas de tecnologia para prestar suporte a seus clientes. A novidade neste caso seria sua aplicação ao ambiente corporativo de um Tribunal, pois não conheço iniciativas semelhantes em outros estados ou ramos do judiciário.
 
ACESSO
 
Procuramos manter o acesso ao Canal mais aberto possível, não exigindo nem mesmo cadastro, justamente para estimular a participação.
 
Monitoramos o conteúdo diariamente, mas só editamos as manifestações se houver abusos. No mais, preservamos a liberdade de expressão dos colegas, o que por sinal deixa o Canal mais dinâmico.
 
Por isso, às vezes ocorre de nosso Mural servir de "muro das lamentações", mas isso não é necessariamente ruim, pois muitos colegas só se expressam nestes situações, que por sua vez são momentâneas.
 
ALCANCE
 
Por que o Canal não migrou nem se estendeu às redes sociais (Facebook, Twiter, WatsApp, etc)?
 
As respostas são:
 
1º) Estes serviços são bloqueados ou incompatíveis com a rede do Tribunal, o que impediria a participação dos colegas justamente no ambiente de trabalho.
 
2º) Estes serviços exigem cadastro, o que inibiria a participação de servidores mais conservadores, que teriam de criar uma conta somente poder usar o Canal.
 
3º) Estes serviços costumam acompanhar as modas (mIRC > ICQ > MSN > Orkut > Fecebook > Watsapp > ???), gerando instabilidade para usuários que (como eu) não conseguem correr no mesmo ritmo das novidades.
 
Nosso Canal pretende permanecer fielmente no mesmo endereço, para que todos os colegas sempre saibam onde encontrá-lo.
 
Bom trabalho a todos!
 
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