Como Atualizar a Planilha de Correção Monetária (Para Excel 2000/2003)

27/05/2010 19:12


A planilha de correção monetária para Excel 2000/2003 (disponível no na seção ARQUIVOS) utiliza como base da maioria dos cálculos a tabela de fatores de atualização monetária (FAM ENCOGE), publicada no site do Professor Gilberto Melo (https://gilbertomelo.com.br/jebr.php).
 

Esta tabela deve ser atualizada mensalmente (sempre entre os dias 15 e 20) para que os cálculos de atualização monetária sejam feitos corretamente.


Para isso, basta seguir o roteiro visual abaixo para ativar o botão que dispara o comando de atualização automática. Este comando está configurado de modo oculto na planilha. Consiste na aplicação de uma função disponível no Excel, denominada CONSULTA WEB. Ao clicar no botão, o Excel dispara a função programada na planilha e faz uma consulta à tabela disponível no endereço https://www.gilbertomelo.com.br/jebr.php, atualizando a tabela da planilha de modo completamente automatizado.


Esta função é muito interessante e funciona muito bem. Utilizo mensalmente desde 2006 e até hoje nunca falhou, desde que estejam presentes duas condições:

1. Que o PC que está executando a planilha esteja conectado à internet (diretamente ou pela rede do TJPE, caso em que será solicitada sua senha de rede, como faz o navegador);

2. Que a versão do Excel seja a 2000 ou 2003, pois as outras versões do programa deformam o resultado da consulta e desconfiguram, por extenção, todas as planilhas (9 das 15 disponíveis) que utilizam a FAM (coluna FATOR) como base de consulta para os índices.


Note que os fatores da FAM não podem ser atualizados manualmente (digitando apenas o fator do mês atual diretamente no campo respectivo), como na tabela de salário-mínimo, pois a cada mês TODOS os fatores são alterados, desde 1964, o que tornaria inviável uma atualização manual da tabela. Aí é que está a importância da CONSULTA WEB, que faz todo esse trabalho em apenas um clique.

 

 

Voltar